AMD, que significa Advanced Micro Devices, ou Micro Dispositivos Avançados traduzido, é uma empresa norte-americana que fabrica circuitos integrados, especialmente processadores. Seus produtos concorrem diretamente com os processadores fabricados pela empresa Intel. Seu produto mais famoso na década de 1990 foi o processador Athlon, processador utilizado em computadores pessoais.

 

Advanced Micro Devices

AMD

 

A empresa ficou conhecida por seus processadores x86 e x86-64; K5, K6-II, K6-III, Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura de 64 bits), Sempron 64 (também com arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores) e Turion 64 (para notebooks), a AMD também fabrica circuitos de uso mais geral, como os encontrados em uma calculadora e dispositivos eletrônicos.

 

Athlon

Processador AMD 64 Athlon.

 

Alguns de seus circuitos são encontrados também entre os usados pela Apple em seus novos produtos, como o Mac mini. A Advanced Micro Devices também passou a fabricar processadores gráficos, após eliminar a marca ATI Technologies, passando a chamar somente AMD.

 

circuitos lógicos

A AMD iniciou sua fabricação de circuitos lógicos em 1969, e, em 1975 ingressou no mercado de circuitos integrados para memórias RAM.

 

A Advanced Micro Devices iniciou sua fabricação de circuitos lógicos em 1969, e, em 1975 ingressou no mercado de circuitos integrados para memórias RAM. No mesmo ano também foi introduzido no mercado um microprocessador clone do Intel 8080, usando de engenharia reversa para tal. A instituição também fabricava outros tipos de circuitos integrados para uso em minicomputadores de arquiteturas variadas.

 

Acthlon

Processador AMD Acthlon 4600+

 

Aconteceram várias tentativas de diversificar seus produtos, atingindo áreas da arquitetura RISC (com o processador AMD 29K), dispositivos de áudio e vídeo e memórias flash. Nem todos esses ramos de produtos atingiram a rentabilidade que a empresa esperava, assim, a Micro Dispositivos Avançados, começou a focar seus esforços nos mercados de processadores de arquitetura x86 e memórias flash, que eram respectivamente os mercados principal e secundário da Intel na época, colocando as empresas AMD e Intel em concorrência direta no mercado.

 

microprocessador

A AMD é a principal concorrente da Intel no mercado mundial.

 

Em 24 de Julho de 2006 a companhia compra a ATI Technologies, uma das maiores fabricantes mundiais de placas gráficas, no valor de 5400 milhões de dólares americanos. Esta quantia inclui 4200 milhões de dólares americanos, incluindo 2000 milhões conseguidos através de um empréstimo, além de 56 milhões de ações da Advanced Micro Devices.

 

Não deixe de curta nossa Fan Page no Facebook e nos siga no Instagram:

 

Cadastre seu email gratuitamente para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

Se Gostou, Confira Mais Abaixo